quarta-feira, 27 de maio de 2015

Quais Cuidados a se Tomar com a Boca? Como ela Reflete na Saúde de Todo o Corpo!!


Feridas na Boca
             Os Benefícios de se cuidar bem dos dentes não resultam apenas em um Boa Aparência, Ter saúde bucal significa, além de possuir dentes perfeitos e gengivas saudáveis, indivíduos saudáveis com Bocas Saudáveis.
Os benefícios de se cuidar bem dos dentes não resultam apenas em um boa aparência. Ter saúde bucal significa, além de possuir dentes perfeitos, indivíduos saudáveis com bocas saudáveis.
Todo o seu corpo (e mente também) pode ser beneficiado com um bom acompanhamento bucal.
E não é só a auto-estima que pode ser atingida, pois há uma delicada relação entre problemas bucais e doenças sistêmicas que podem ser evitadas com uma boa higiene e visitas periódicas ao Dentista.

                               Quem nos explica essa relação é a Dra. Nathália Evelim, cirurgiã-dentista da Med Imagem. Ela afirma que devemos nos preocupar mais com a saúde bucal, pois ela pode ocasionar numa gama de doenças ao corpo.”
A boca é a vitrine da saúde do corpo. Infelizmente, podemos colocar a saúde em risco se não visitarmos o dentista, e o que tem sido demonstrado é que a saúde bucal pode ter impacto sobre a saúde geral?, destaca ao informar sobre a relação entre doença periodontal e doenças sistêmicas.
A dentista diz que é uma grande preocupação na área da saúde como as infecções bacterianas na boca que podem causar com freqüência outras complicações de saúde. Para ela, há uma grande relação entre doença periodontal e doenças cardíacas, derrame cerebral, partos prematuros e/ou crianças com baixo peso, diabetes e outras doenças.
Uma função importante do dentista é o diagnóstico da doença periodontal, que é uma patologia caracterizada pela infecção dos tecidos peridontais, decorrentes do acúmulo de placa dental, podendo resultar na perda dos Dentes.
Embora a doença periodontal possa contribuir para essas doenças, é importante entender que o fato das duas doenças ocorrerem ao mesmo tempo, não significa necessariamente que uma seja a causa da outra.
Para evitar isso, a prevenção é um passo importante na manutenção de sua saúde geral?, diz falando sobre a importância dos cuidados bucais.
Dra. Nathália informa ainda que só a escovação dos dentes não é suficiente para uma boa limpeza e comenta que o fio dental e limpadores de língua também são indispensáveis diariamente. “
A limpeza deve ser realizada após cada refeição, e principalmente antes de dormir, pois o fluxo salivar, a noite é reduzido, facilitando a ação das bactérias remanescentes no meio bucal. A escovação deve ser cuidadosa, limpando dente por dente.
Em média, estima-se que uma boa escovação deve durar, no mínimo, cerca de 2 minutos”, orienta.
No entanto, os cuidados com a boca não param por aí, É preciso evitar os açúcares, incluindo doces, refrigerantes e também a ingestão freqüente de alimentos altamente ácidos e bebidas energéticas, que podem levar a erosão dos dentes.
Não fumar e não adquirir hábitos de morder pontas de canetas, roer unha, entre outros, também ajudam a preservar a beleza da boca.
Outra sugestão é ir ao dentista a cada seis meses, pois há situações onde não há dor, mas que pode existir um problema que só um profissional Poderá Diagnosticar.

                                Boca Saudável
Para uma boca ser considerada saudável, ela deve estar sem doenças, como a cárie e a doença periodontal, sem feridas ou manchas, sem mau hálito, e que nos proporcione uma boa mastigação, deglutição e comunicação, além de ser esteticamente agradável. “
Muitas pessoas ainda pecam por não se preocuparem devidamente com a sua dentição. Em alguns casos, são questões culturais, sócio-econômicas e até de educação, mas todos devem criar o hábito diário da limpeza bucal.
Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves?, assegura a dentista.
Dicas para ter um Sorriso belo e Saudável
- A higienização deve ser feita de maneira adequada, usando escovas de cerdas macias, com movimentos vibratórios ou circulares, higienizando todos os dentes, em todas as superfícies, sempre no sentido gengiva-dente.
- Utilizar creme dental fluoretado, não muito abrasivo;
- Usar fio dental diaramente, movimentando-o vertical e horizontalmente, para remover a placa baceteriana entre os dentes;
- Utilizar limpadores de língua, para remover bactérias e purificar o hálito;
- Utilizar os enxaguatórios bucais, somente quando forem recomendados pelo seu dentista, pois a grande maioria possui álcool em sua composição, o que provoca uma maior descamação das células epiteliais da cavidade bucal, propiciando a halitose;
- Ter uma dieta balanceada, limitando o consumo de guloseimas, que são altamente cariogênicos, isto é, causadores de cárie;
- Evitar “beliscos” entre as principais refeições, pois geralmente, estes não são acompanhados de uma higienização adequada, além de de dificultarem o restabelecimento de um ph satisfatório na cavidade bucal;
- Ingerir 8 copos de água por dia, importante para a manutenção do fluxo salivar, que tem função de limpeza fisiológica da boca;
- Agendar visitar ao dentista regularmente. Somente o dentista é capaz de remover a placa que se forma e fica retida sob a gengiva e o dente, que pode causar a doença periodontal. É importante também, conversar com seu dentista sobre alterações em sua saúde geral, particularmente doenças recentes ou crônicas, e informa-lo sobre feridas na boca que não cicatrizarem por mais de 2 semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário